Assessor econômico e presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, Guilherme Dietze tem uma mensagem de otimismo para os empresários e gestores de locação de veículos em 2026: será um ano novamente de crescimento.
A seguir, ele explica como deve se comportar a economia nos próximos meses.
Locação: O que esperar do mercado de locação em 2026?
Guilherme Dietze: O setor de locação de veículos teve um ano de 2024 muito bom, com crescimento de dois dígitos, mas a tendência para 2025 e 2026 é de estabilidade. Crescendo sim, mas não no ritmo de dois dígitos. Sem acelerar muito, mas longe de ficar com o pé no freio. Não haverá surpresas.
Locação: O que está impedindo a economia de decolar?
Guilherme Dietze: De um lado, temos os gastos de um governo expansionista que pressionam a inflação; de outro, permanece a atuação do Banco Central, mantendo os juros em patamares elevados, a fim de reduzir a liquidez do mercado. O resultado dessas duas forças agindo em sentido contrário é que a economia patina, efeito que continuará acontecendo em 2026.
Locação: A reforma tributária precisa entrar no radar das empresas?
Guilherme Dietze: Sim, a transição para o novo regime tributário já começa em 2026, mas muitas empresas ainda possuem dúvidas em relação a esse processo, que vai durar até 2033. É preciso ficar atento a essa transição para um sistema de tributação totalmente diferente do atual.
Esta entrevista faz parte da Revista Locação 124.
Veja mais no vídeo com o Guilherme Dietze no canal @ablabrasil do Youtube: