13/07/2021

Mais de 80 mil pessoas já alugam carros por assinatura no país


Apesar de ainda ser uma modalidade de locação recente no Brasil, a assinatura de carros é uma tendência que vem ganhando espaço. Ainda mais se levada em consideração a transformação no comportamento das pessoas em relação ao transporte e à mobilidade, causada pela Covid-19. 
Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), 80 mil veículos, cerca de 8% da frota de 1 milhão de carros do setor no Brasil, já são destinados a este segmento de aluguel. Participação que, segundo o presidente Paulo Miguel Junior, pode até dobrar no médio prazo. 
“O momento atual, no qual mais pessoas preferem evitar transportes coletivos, acelerou a demanda”, avalia. “E, sob o ponto de vista do cliente, o carro por assinatura representa menos dores de cabeça, já que não há preocupação com seguro, manutenção, tributos e principalmente na hora de vender o veículo”. 
A modalidade está se consolidando de maneira semelhante a outros serviços do gênero, a exemplo do streaming, formato que conquistou o mercado audiovisual de filmes e seriados. É um novo nicho no aluguel de carros, que chama a atenção principalmente de pessoas que valorizam mais o uso do que a posse. 
Na prática, se trata de um aluguel de longo prazo para pessoas físicas. Em vez de adquirir um veículo, a pessoa o aluga por um, dois ou até três anos. E, ao final do contrato, ao devolver o carro pode renovar a assinatura para ter sempre um veículo novo na garagem. 
Conforme a ABLA, na modalidade por assinatura podem ser locados desde os modelos mais básicos, os chamados veículos de entrada, até os mais equipados e luxuosos. “Estamos diante de uma mudança de cultura que, rapidamente e cada vez, mais cai no gosto do brasileiro”, conclui Paulo Miguel Junior.

Mais de 80 mil pessoas já alugam carros por assinatura no país