Silvia Andrade (foto), diretora de parcerias e canais da unico (empresa líder em soluções de identidade digital), traz novidades sobre a expansão da parceria com a ABLA para facilitar, às locadoras associadas, acesso à biometria facial. Trata-se de colocar essa tecnologia ao alcance também dos pequenos e médios negócios.
A biometria facial serve para evitar a apropriação indébita, que basicamente é a não devolução do veículo alugado dentro dos prazos e condições previstos em contrato. Essa é uma das modalidades de fraude que mais causam preocupação às locadoras que atuam no Brasil.
“Se uma pequena locadora, por exemplo, com uma frota de 10 a 20 veículos, levar duas, três, quatro fraudes dessas em um ano, certamente há a chance de ela ir à falência”, projeta Silvia Andrade. Com a biometria facial, inclusive sem a necessidade de uma franquia mínima (ou seja, a locadora só paga o que usar), as associadas ganham melhores condições possíveis para o acesso.
“É um movimento muito interessante para todas, pois se trata de uma tecnologia robusta e que, sem a parceria, talvez não fosse possível para negócios menores e que são aqueles que precisam muito de instrumentos antifraudes”, avalia Silvia Andrade, da unico. “Para nós, da ABLA, é essencial auxiliar as locadoras a evitarem fraudes e a manterem seus negócios lucrativos”, acrescenta Francine Evelyn, gerente da associação e responsável pelas parcerias comerciais da entidade. “Nesse cenário, aumenta a importância de garantir que as inovações sejam eficientes e aconteçam de forma segura para o setor”.
Tanto é que, já no ano passado, estima-se que a biometria facial tenha evitado perdas de aproximadamente R$ 85 milhões em apropriações indébitas de veículos de locadoras no Brasil. E foi também em 2021 que a unico comprou 100% das atividades da CredDefense, empresa antifraude que utiliza sistema de biometria facial e, assim, expandiu sua atuação para o mercado de locação. “Com isso, conseguimos levar mais segurança e longevidade para negócios que ficaram protegidos de golpes”, lembra Silvia Andrade.
Agora, em 2022, a unico e a ABLA democratizaram ainda mais o acesso à solução unico|check e trouxeram inovação via tecnologia para auxiliar as locadoras espalhadas pelo Brasil. “A iniciativa é para contemplar de verdade todos os negócios, principalmente por conta do impacto que esse tipo de dano pode causar às empresas de locação”, complementa Silvia Andrade.