20/03/2024

Carro por Assinatura e Nanolocação no Brasil




Só no ano passado, mais de 160 mil veículos foram alugados pelo modelo de assinatura. Isso revela o quanto o segmento está se tornando forte no Brasil, à medida que a população investe mais em mobilidade. Como empresário do ramo, acredito que as novidades do mercado automotivo surgem conforme o comportamento do público, que tem mudado o olhar com relação aos veículos.

 

Antigamente, todos queriam ter carro por conta daquele sentimento de posse. Hoje, grande parte não vê mais o carro como um bem, mas sim como serviço. Sendo assim, não importa se o veículo é próprio ou alugado, o que importa é a mobilidade.

 

Mas, sabemos que ao assinar um carro o usuário pode contar com as facilidades e experiências para economizar ou testar um modelo antes de adquiri-lo. E, além da assinatura, uma tendência que está em alta no universo da mobilidade é a nanolocação. 

 

Embora o assunto esteja cada vez mais em alta, o que percebo é que muitas pessoas têm dúvidas em relação ao diferencial entre a nanolocação e a assinatura. A principal diferença está na funcionalidade. Enquanto a nanolocação diz respeito à locação por algumas horas ou determinado trajeto, a assinatura de carros é feita por contrato e pode ser utilizada tanto para uso pessoal quanto empresarial, que é a chamada terceirização de frotas. 

 

Quem opta pela nanolocação escolhe um veículo por meio de aplicativo e, após utilizá-lo, estaciona em algum ponto estabelecido pela ferramenta. Geralmente, o seguro está incluso na contratação do serviço. No caso da assinatura, o processo é mais amplo, já que o contrato pode durar até 48 meses e inclui serviços personalizados. Além disso, ao final do contrato, o cliente pode renovar a assinatura e escolher outro modelo.

 

No meu ponto de vista, a assinatura é mais vantajosa, pois a manutenção custa menos do que ter o próprio veículo. Na assinatura estão inclusos o IPVA, todas as taxas, opção da gestão de multas, revisões e veículos reservas, caso seja necessário. Além disso, há a possibilidade de reforçar a segurança por meio da telemetria e blindagem, que são diferenciais entre algumas locadoras.

 

* André Campos é CEO da For You Fleet