21/10/2021

XVI Fórum tem dia dedicado aos veículos: a matéria-prima das locadoras


Na quarta-feira, dia 20 de outubro, aconteceu o segundo dos três dias de debates do XVI Fórum Internacional do Setor de Locação. Desta vez, sob a coordenação e apresentação do presidente da ABLA, Paulo Miguel Junior, o foco do dia esteve nas questões que envolvem as compras, o aluguel e as vendas dos seminovos, que, no caso das locadoras, nada mais é do que a desmobilização da frota após pelo menos 12 meses de uso.

O painel que abriu os trabalhos trouxe o presidente da ANFAVEA, a associação que reúne as montadoras que atuam no Brasil. Luiz Carlos Moraes, ao lado de Letícia Costa, sócia da Prada Assessoria, avaliou cenários e efeitos sobre a atual escassez de veículos novos no mercado, em função das dificuldades de produção enfrentadas pela indústria automotiva.

O presidente da ANFAVEA apresentou números e projeções de licenciamento, de exportações e de produção até o final do ano. Moraes explicou também a questão da falta de insumos (sendo os mais importantes os semicondutores), como o fator essencial que vem afetando o ritmo de entrega dos pedidos das locadoras.

Leticia Costa agregou a visão de que o final do desequilíbrio provocado na oferta e na demanda no mercado global de veículos é muito difícil de ser previsto, principalmente em função da crise dos chips. Para a especialista, no entanto, há uma espécie de consenso de que o ano de 2022 será, ao menos, um pouco melhor que 2021 no que tange a esse problema.

Em seguida, Fernando Saddi e Julian Gritsch, respectivamente CEOs da Easy Carros e da EuroIT, anunciaram a parceria que acaba de ser formada entre as duas empresas. Os CEOs explicaram que os softwares e-Rental e e-Fleet agora são Easy Carros, com ainda mais velocidade e eficiência no atendimento às locadoras.  

O evento também reservou espaço para participação da UBER. A plataforma de transporte trouxe, por meio de vídeo, informações sobre como funciona o programa que reduz o risco de inadimplência dos motoristas que alugam carros. Foi mostrado que as locadoras que aderem ao programa também têm o bônus de se conectar aos motoristas que estão à procura de carros para alugar.

O próximo painel foi sobre um dos temas mais esperados: os pontos de atenção para a revenda de veículos. Estiveram juntos J.R. Caporal, CEO da Auto Avaliar; Paulo Henrique, CEO da Audit LocOne; e Ana Renata Navas, Diretora Geral da Cox Automotive Brasil, dona da KBB – empresa global especializada em pesquisa e comparação de preços de carros.

Caporal relacionou o atual momento de valorização dos seminovos à escassez na oferta dos 0 km, em função das dificuldades de produção das montadoras. Ana Renata elencou a importância dos diferentes fatores que influenciam na precificação dos seminovos, abordando aspectos como a região em que se dará a venda, a quilometragem, as condições de conservação e até as cores. E o Paulo Henrique, da Audit, complementou a análise com observações sobre a tributação, inclusive com orientações a respeito de cálculo de imposto sobre os ganhos de capital na desmobilização de frotas.

O próximo painelista convidado foi o CEO da Solution4Fleet, André Ricardo, que abordou os benefícios que a parceria com o Santander irá gerar para as locadoras interessadas nos produtos e serviços para estruturação de negócios de locação e de assinatura de veículos — modalidade de aluguel de longo prazo para pessoa física.

André Ricardo explicou ainda boa parte das soluções oferecidas, incluindo sistema de gestão de frota, manutenção assistida, assistência 24 horas e conserto, gestão de multas, entre outros. O espaço contou com um depoimento da locadora Osten Fleet, atestando a flexibilidade da S4F para o atendimento de suas principais necessidades.

Em seguida, foi a vez do presidente da CAB Motors, Antônio Souza, participar por meio de vídeo, destacando o Jipe Stark, o único 4x4 que é 100% brasileiro. Além das características de motorização, segurança, tecnologia embutida e design, Souza citou o modelo diferenciado de negócios para as locadoras interessadas em diversificar a frota por meio desse modelo – assim como o potencial de aluguel do Stark inclusive para prefeituras, nas áreas de segurança e serviços públicos.

O segundo dia do XVI Fórum seguiu com uma Masterclass sobre veículos elétricos nas locadoras. Adalberto Maluf, Presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), fez uma apresentação completa, passando por aspectos como usos dos elétricos, os cenários para a expansão da eletrificação e a infraestrutura cada vez mais presente.

A atividade contou também com representantes das montadoras: André Maranhão, Gerente de Projetos da Audi; e Márcio Alexandre, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Novos Negócios da Nissan. Os executivos agregaram informações sobre os modelos elétricos das respectivas montadoras e o que será preciso para desmistificar a eletrificação junto às locadoras e clientes do setor.

O encerramento do segundo dia coube à Cintia Camargo, diretora de crédito PME do Itaú, que tratou sobre as atuais condições de financiamentos para renovação da frota das locadoras. Cintia passou pelos cenários da macroeconomia para relacionar fatores como o crescimento do PIB, inflação e juros, aos desafios e oportunidades de crédito para compra de veículos.

O XVI Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos termina nesta quinta-feira, dia 21 de outubro, com mais painéis, apresentações e debates voltados para a inovação e novos negócios no setor.

XVI Fórum tem dia dedicado aos veículos: a matéria-prima das locadoras