22/10/2021

Fórum das Locadoras termina com valorização da ousadia e da inovação


Terminou nesta quinta-feira, dia 21, o XVI Fórum Internacional do Setor de Locação, com apresentações e painéis que estimularam a inovação e o pensamento disruptivo nas locadoras. A condução das atividades foi do presidente da ABLA, Paulo Miguel Júnior, que contextualizou a necessidade de “fazer diferente” diante dos desafios crescentes que o setor terá de superar.

Entre eles, já estão os cenários políticos e econômicos para 2022, na medida em que trarão impactos para a locação de veículos. O primeiro painel tratou disso, com Guilherme Dietze mostrando as preocupações com a inflação e com os aumentos de preços para as locadoras. O assessor econômico da FecomercioSP lembrou que 2022 será um ano eleitoral e que, infelizmente, não há indicativos que apontem um recuo mais rápido dos índices inflacionários no curto prazo.

Idelbrando Gozzo trouxe essa realidade para o dia a dia das locadoras. O diretor geral da Multiassist Seguros apontou que já está crescendo, por exemplo, o uso de assistência 24 horas, em função do aumento da idade média dos veículos do setor. Sem oferta significativa de veículos novos, em função do ritmo lento de retomada da produção nas montadoras, as empresas de aluguel de carros estão estendendo a permanência dos carros em suas frotas.

Ainda no painel de abertura, André Ricardo, CEO da Solution4Fleet e novo parceiro do Santander, apresentou o ponto de vista das instituições financeiras. Ele lembrou que, também para as empresas de aluguel de carros, tende a crescer a importância de soluções que possam mitigar riscos, por exemplo, de uma possível e crescente inadimplência.

O diretor comercial da Ticket Log, Jefferson Fernandes (foto), veio na sequência e também falou sobre consequências da economia para as locadoras. Ele avaliou que a automatização e redução do custo operacional passam a ser fundamentais para manter lucros e veículos disponíveis pelo maior tempo possível. A apresentação deixou claro que gerenciar a manutenção de uma frota não é fácil e as locadoras precisam achar a equação adequada para manter a competitividade do negócio.

Os trabalhos tiveram sequência com a palestra de Eduardo Albuquerque, head de inovação da Conquer, sobre o grande desafio que será entender o mundo pós-crise. O especialista enfatizou que também as empresas de aluguel de carros estão vendo que as transformações que já estavam em curso foram aceleradas, e as mudanças comportamentais trazidas pela pandemia já estão exigindo novas estratégias.

Ainda ao redor de soluções inovadoras, o tema seguinte foi apresentado pelo Thiago Gaspar, da equipe de relacionamento da B3. Ele trouxe detalhes sobre como combater e reduzir os riscos de perda de veículos em função da apropriação indébita, dificultando que criminosos consigam vender os carros a terceiros. Gaspar afirmou que foi para isso que a empresa criou o “Monitor Auto”, que já está há dois anos no mercado com excelentes resultados.

Em seguida, veio ao evento o Marco Cruz, diretor de desenvolvimento de negócios da UBER, fazendo uma rápida retrospectiva da história, dos números e do mercado de transporte por aplicativos no Brasil. Cruz mostrou que a UBER já está em mais de 500 cidades brasileiras e que há um portal na internet para facilitar para as locadoras a gestão dos motoristas que estão alugando seus carros.

A T-Shield, especializada em validação de identidades, participou do fórum para explicar o funcionamento do “Safe Boarding”, que automatiza processos cadastrais e proporciona análises de risco e antifraude para as locadoras. Trata-se de captação de dados e documentos, validação do cadastro, validação documental e consultas a mais de 200 fontes que trazem informações para tomada de decisão da locadora, também colocando a empresa em conformidade com a LGPD.

O último painel do dia foi sobre estudos de casos, com Grasiano Gandini, coordenador de TI da Renault On Demand, mostrando como a montadora se preparou, inclusive em relação à tecnologia, para ingressar no mercado de aluguel de carros de longa duração para pessoas físicas – o carro por assinatura.

Com ele, esteve João Marcelo Barros, um dos fundadores da Wings, que traduziu para a linguagem prática como um carro conectado pode gerar dinheiro. João Marcelo afirmou que isso não é coisa do futuro, com casos já existentes e funcionando. Trata-se de acessar em tempo real informações da frota, muito além da localização, a partir de um estágio avançado para transformar a experiência do cliente e gerar receitas extras para as locadoras.

Outra solução dentro do conceito de estimular a profissionalização das locadoras é o sistema Locavia. Cássio Maia, da Info, destacou que detalhe como uma interface simples e de fácil compreensão, por exemplo, já ajuda a reduzir o tempo e aumentar a produtividade dos serviços. Segundo ele, além da qualidade, os relacionamentos de cumplicidade e parceria com os clientes também farão cada vez mais a diferença.

Por fim, o evento mostrou como a validação biométrica ajuda as empresas de locação. O analista de negócios para o mercado privado e internacional do SERPRO, Eduardo Brum, explicou como funciona o Datavalid, dentro programa de internacionalização das tecnologias da empresa. Trata-se de outra solução de qualificação cadastral capaz de reduzir fraudes de identidade e agilizar processos dentro das locadoras.

Em 2022, conforme anunciou do presidente da ABLA, Paulo Miguel Junior, ao final das apresentações, o Fórum Internacional das Locadoras deverá voltar ao formato presencial, sendo realizado novamente no último trimestre do ano. Até lá!

Fórum das Locadoras termina com valorização da ousadia e da inovação