Notícias

Frota das locadoras em Santa Catarina supera 11 mil veículos

Frota das locadoras em Santa Catarina supera 11 mil veículos

por ABLA NOTICIAS

Segundo dados estatísticos de frota fornecidos para a ABLA diretamente pelo SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados), Santa Catarina fechou o ano de 2016 com 11.483 veículos emplacados nas empresas de locação do estado. Trata-se de 10,6% de toda a frota disponível para o aluguel na região Sul do país.

 

Do total de 11.483 veículos reunidos nas locadoras catarinenses, a maior parte está nas empresas que fazem o aluguel sem motorista. Essas empresas têm 10.689 veículos, enquanto as locadoras que atuam prestando o serviço com motorista reúnem uma frota de 794 veículos em Santa Catarina.

 

Esses e outros números foram apresentados ao mercado catarinense por Ricardo Zamuner, diretor regional da ABLA em Santa Catarina, em encontro realizado na cidade de Balneário Camboriú. Ao todo, Zamuner mostrou que o setor fechou o ano passado com 646 empresas de locação de veículos operando em Santa Catarina, o que equivale a  43,5% do total de locadoras da região Sul.

 

Conforme as estatísticas do SERPRO apresentadas por Zamuner, “das 646 locadoras ativas em Santa Catarina, 416 alugam veículos sem motorista, enquanto 230 atuam prestando o serviço de aluguel incluindo o motorista”, acrescenta o diretor da ABLA. “E, das 646 empresas catarinenses, 477 são de pequeno porte, com até nove veículos na frota”. As locadoras de médio e grande porte no estado somam 169 empresas.

 

Vale ressaltar que o SERPRO é uma empresa autorizada pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) e é também a maior empresa pública de tecnologia da informação do mundo. Todas as estatísticas estão publicadas no “Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos – 2017”, disponível para download gratuito aqui mesmo no portal da ABLA.