Notícias

CNH com QR Code facilita locação de veículos

CNH com QR Code facilita locação de veículos

por ABLA NOTICIAS

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apresentou recentemente o funcionamento da nova tecnologia de QR Code na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida evita a falsificação e cópias ilegais do documento e, assim, agiliza o processo de locação para as pessoas interessadas em contar com a liberdade que um carro alugado proporciona.

 

Essa mudança não terá acréscimo no valor da habilitação e ocorrerá de forma gradativa: quando o(a) motorista for renovar a habilitação, realizar uma segunda via ou mudança de categoria, o documento já será expedido conforme o novo modelo. “Para os usuários e usuárias da locação de veículos, certamente esse sistema proporcionará mais agilidade”, avalia Jorge Machado, gerente administrativo da ABLA. “O cadastro tende a ser aprovado pela locadora com ainda mais rapidez”.

 

Ou seja, a inclusão do QR Code vai facilitar bastante, porque as empresas do setor sempre fazem uma triagem em todas as documentações apresentadas para efetivar a locação. “E a CNH é a mais importante delas”, acrescenta Jorge Machado.

 

Em resumo, ficou bem mais difícil a falsificação, porque só de aproximar a câmera do celular na CNH já aparecerão, no aplicativo, além da foto, todos os dados do condutor ou da condutora que constam diretamente na base nacional do Denatran. “Passa a ser possível para a locadora confrontar imediatamente esses dados com as informações que estão na habilitação”, acrescenta o gerente administrativo da ABLA.

 

Vale lembrar que, em janeiro, já houve uma mudança na CNH, ocasião em que os requisitos de segurança aumentaram de 19 para 28. Agora, com a inclusão do QR Code em maio , a habilitação passou a contar com 29 itens de segurança.

 

Denatran disponibilizará o sistema eletrônico para leitura do QR-Code, que será um quadrado de 5 centímetros impresso no verso inferior da CNH.