Mato Grosso na expectativa de melhoria do ambiente de negócios

por Amadeu Oliveira

mato grosso na expectativaO ano de 2019 está sendo um divisor de águas para as locadoras de veículos do Mato Grosso. Desde janeiro o setor conquistou o direito de redução da alíquota do IPVA no estado, que era em média de 3% e passou a 1%. Com isso, a atividade já ganhou um impulso e deve voltar a crescer no médio prazo.

Segundo o diretor regional da ABLA – Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, Amadeu Oliveira, um dos primeiros reflexos da redução na cobrança do imposto é o estímulo para a renovação da frota das empresas. “A média de idade recomendável para os veículos de locadoras é em torno de 12 meses, mas diante da crise as empresas do Mato Grosso retardaram a compra de novos ativos”, esclarece Amadeu. “Mas as mudanças no IPVA no âmbito local e as reformas estruturais que estão sendo realizadas em Brasília animaram o setor”, acrescenta ele.

Hoje, em nível nacional, as locadoras são as maiores clientes das montadoras, com participação de compra de 19,04% do total de veículos vendidos no país. No Mato Grosso, as empresas do setor dedicam-se principalmente à terceirização de frotas e ao turismo corporativo.

De acordo com o diretor da ABLA, o novo cenário estadual tem atraído empresas para a associação, com o objetivo de se qualificar para disputar espaço no mercado. “Por meio da UNIABLA, nossa universidade corporativa, estamos realizando cerca de três cursos de capacitação por ano em Cuiabá”, conclui Amadeu.