Notícias

XI Convenção Nacional da ABLA teve foco no futuro da mobilidade

XI Convenção Nacional da ABLA teve foco no futuro da mobilidade

por ABLA NOTICIAS

Com o tema central “40 anos – Preparados para os Desafios do Futuro do Setor”, associação reuniu os conselheiros e diretores regionais para uma intensa programação de trabalho.

 

Com o objetivo de debater os meios, ações e formas de capacitação da direção da ABLA diante das rápidas mudanças e das novas modalidades de concorrência, a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis reuniu seu corpo diretivo para uma intensa programação de trabalho. A XI Convenção Nacional da ABLA ocorreu entre 30 de março e 02 de abril, na cidade de Campinas (SP).

 

Conforme o Presidente do Conselho Nacional da ABLA, Paulo Nemer, a agenda de trabalhos foi pensada “em busca de soluções práticas para a sobrevivência e crescimento dos associados da ABLA no curto, médio e longo prazo”, afirmou.

 

Para isso, pela primeira vez foi utilizada em convenções do setor a metodologia mundialmente aprovada do “World Café”. “Trata-se de um processo participativo de diálogo em grupos, de forma que as pessoas circulem entre diferentes temas e mesas de trabalho, conectando as ideias”, acrescenta o conselheiro gestor Carlos Faustino.

 

Na mesa sobre Montadoras e Veículos, os conselheiros e diretores da ABLA trabalharam para encontrar soluções para os associados sobre como incorporar os avanços da indústria nas locadoras. “Debatemos sobre o futuro da tecnologia embarcada nos veículos, as tecnologias mais atraentes para o cliente de locação, se a tecnologia pode encarecer os preços para as locadoras, como as montadoras estão atuando com compartilhamento de veículos e até como os híbridos e elétricos serão opções para frota do nosso setor”, conta Marco Aurélio Nazaré, conselheiro gestor “anfitrião” do tema.

 

Jaqueline Denadai, da comissão ABLA JOVEM, foi a “anfitriã” da mesa de trabalhos sobre aplicativos e inovação. “Entendemos ser essencial discutir sobre os aplicativos que estão surgindo e que sinalizam mudanças de comportamento de mercado para o futuro”, explica. “Além disso, o aluguel de veículos direto entre pessoas físicas é ou não uma ameaça para o setor e para os associados da ABLA, assim como as consequências e como lidar com aplicativos de carona paga”.

 

A Convenção da ABLA também trabalhou sobre o tema dos canais de reservas online, sob a coordenação do diretor regional do Rio Grande do Sul, Rodrigo Selbach. “Precisamos avaliar como se darão as vendas e aquisição de locação de veículos no futuro”, afirma. “A exigência de tarifas reduzidas nos canais online e a dimensão crescente das comissões cobradas das locadoras é um tema preocupante para todo o setor e consequentemente para nossos associados”.

 

Marconi Dutra, do Conselho Gestor da ABLA, atuou como o “anfitrião” dos debates sobre as áreas de mobilidade, legislação e trânsito. “Discutimos se as restrições nessas áreas serão limitadoras da locação de veículos”, conta Dutra. “Falamos dos obstáculos da legislação na implantação do cenário futuro e avaliamos quais os benefícios e malefícios destas barreiras para os nossos associados”, acrescenta.

 

Para Marconi, a proibição de veículos à combustão será realidade no Brasil e a limitação de circulação em centros urbanos já está acontecendo. “A redução das áreas e o crescente custo de espaços para estacionamento é outro fator a ser enfrentado pela ABLA, em busca de auxiliar os associados”.

 

Além disso, a XI Convenção Nacional da ABLA ainda trabalhou sobre as questões de oportunidades de negócios e consolidação do setor. “As fusões e aquisições estão reorganizando o mercado e é nosso dever avaliar como se darão as novas parcerias entre as empresas do setor”, diz Leonardo Soares, diretor regional da ABLA em Minas Gerais e “anfitrião” desse tema.

 

Painel de debates

 

A XI Convenção Nacional da ABLA também contou com uma manhã inteira de debates, com convidados de diferentes setores relacionados à locação de veículos. Participaram Regina Helena (Bradesco), Renato Mimica e Daniel Anger (BTG Pactual), Flávio Tavares (Instituto Parar), José Maurício Andretta Jr. (Fenabrave), Diego Conti (PUC/SP) e Marco Aurélio Nazaré (ABLA). A mediação do painel foi da professora Cecília Lodi, que atua junto à ABLA JOVEM, com o tema central da “Quarta revolução industrial e o futuro da locação de veículos”.

 

O evento contou ainda com uma ampla área de exposições, reunindo veículos de diversas montadoras e mesas de negócios, além de um horário exclusivo para test-drives com os lançamentos das principais montadoras. Patrocinaram a XI Convenção Nacional da ABLA as seguintes empresas: Audi, AutoAvaliar, Ituran, Peugeot, Citroen, Bradesco, Cetip, Flash, Ford, GM, SNG, Volkswagen e ST Corretora.