PORTAL DOS ASSOCIADOS | SENHA: Lembrar senha
PORTAL DOS ASSOCIADOS

SENHA:
Lembrar senha
Capa » TERCEIRIZAÇÃO DE FROTAS » Vantagens do aluguel

Vantagens do aluguel

Entre os motivos que estão levando as empresas e o poder público a adotarem a terceirização de frotas, destacam-se:

- A focalização dos negócios na atividade-fim, com ganhos de produtividade e eficiência.

- A transferência de investimentos e custos fixos para terceiros.

- A redução da burocracia e da ineficiência.

- O fim dos gastos com a aquisição de veículos (pagamento, emplacamento e licenciamento), bem como da preocupação com negociações com concessionárias, recebimento e conferência.

- A eliminação da preocupação com o transporte de veículos para os locais de utilização.

- O fim da preocupação com o seguro de automóveis; a pesquisa e a contratação desse serviço ficam aos cuidados da locadora, e o custo da cobertura é incluído no aluguel.

- A prescindibilidade de participar da manutenção preventiva e do controle da garantia (peças, carroceria e mão-de-obra).

- Processo de recuperação dos veículos acidentados tratado pela locadora.

- Fornecimento de carro-reserva em caso de desfalque na frota.

- Renovação periódica da frota.

- Ausência de preocupações na renovação, bem como de trabalho na venda dos veículos usados.


Desde 2002, a Companhia de Saneamento Básico do Distrito Federal (Caesb) vem terceirizando sua frota. Uma das principais causas para a tomada dessa decisão foi a elevação da idade média dos veículos da companhia, que geravam altos custos com a manutenção e comprometiam o atendimento ao cliente, assim como a manutenção dos sistemas de água e esgotos do Distrito Federal.

A Companhia realizou um amplo estudo de custo e benefício, e concluiu que a locação de veículos seria mais vantajosa. Com a iniciativa privada cuidando da frota, a Caesb não tem mais de se preocupar com a manutenção de veículos. Além de diminuir em grande escala os gastos com este setor, a disponibilidade total dos carros da frota aumentou. A substituição imediata dos veículos em casos de defeitos e sinistros, além das revisões realizadas pela empresa terceirizada, são algumas das demais vantagens da terceirização.

Com isso, a população também sai ganhando, já que a Caesb aumentou o número, a velocidade e a eficiência dos atendimentos aos clientes e reduziu o custo operacional, minimizando a perda de produção.

Houve uma redução da frota própria da Caesb. Até 2002, a empresa possuía cerca de 430 veículos próprios. Hoje, a companhia conta com apenas 122, entre veículos, máquinas e embarcações. A frota total terceirizada é de 428 veículos.

Para a companhia, as maiores vantagens da terceirização da frota são: a redução de custos operacionais; o aumento no número de ordens de serviço; e a redução de custos administrativos, com abertura de processos licitatórios para manutenção e conservação dos veículos da frota própria.

O caso da Caesb, assim como os de outras tantas empresas, demonstra que a economia atingida com a terceirização é bastante expressiva, além do melhor atendimento dado aos clientes e da comodidade de ter alguém responsável pela manutenção dos carros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


cinco × 5 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Cesvi Brasil Matenha seu cadastro atualizado Mecânica para mulheres
ABLA - Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis © Todos os direitos reservados.

Curos de Capacitação ABLA