Momento da Reinvenção

por Carlos Faustino

Dentro do trabalho que executo por este Brasil afora invariavelmente me deparo com o passado. Eu, por princípio, não costumo viver do passado e sim intensamente o presente, com objetivos para o futuro.

O que quero dizer é que, trazendo este assunto para nosso negócio de locação de veículos, lamentavelmente a maioria de nossas locadoras aluga seus veículos da mesma forma que alugava há 30 anos, sem qualquer inovação, diferenciação, modernidade. Ouvi esta mesma colocação algum tempo atrás, numa palestra que assisti do Salim Mattar, e concordo plenamente com ele.

O máximo que nosso setor fez foi introduzir sistemas operacionais que nem sempre são utilizados em sua totalidade. Enquanto isso, surgem novas empresas no mercado ou mesmo empresas ‘reinventadas’, que introduzem novas tecnologias, novos produtos, agregando valores ao negócio e melhorando seu Ticket médio. Enquanto isso, nós estamos preocupados com o valor da diária, da proteção e em mais nada.

O mundo muda a cada segundo. Nós mudamos o que? Mudamos a pintura da loja, o uniforme, reclamamos do nosso concorrente, mas não paramos para analisar o que podemos fazer para nos reinventar, nos modernizar, entrar no contexto da modernidade.

Novos conceitos estão aí como prova de mudanças. UBER, carro compartilhado, Whatsapp etc.E nós, no que estamos nos modernizando?

Estamos sim nos lamentando pela “CRISE”, mas o que estamos aproveitando das oportunidades que aparecem? Estamos preparados para abraça-las? O que estou fazendo diferente do meu concorrente?

PARE…
SE REINVENTE, SE MODERNIZE, ENTRE NO CONTEXTO DA MODERNIDADE. PARE DE OLHAR PARA BAIXO, LEVANTE A CABEÇA, VEJA O QUE ESTÁ ACONTECENDO AO SEU REDOR. REINVENTE SUA EMPRESA, PRINCIPALMENTE REIVENTE VOCÊ MESMO.

TUDO QUE É FÁCIL JÁ FOI FEITO, POR ISSO OS RESULTADOS SÃO OS MESMOS SEMPRE. QUANDO SE FAZ COISAS NOVAS, OS RESULTADOS TAMBÉM SERÃO NOVOS.

Fonte: Blog das Locadoras.

Por: Carlos Faustino, Conselheiro Gestor da ABLA e responsável pela área de Capacitação do Planejamento Estratégico de Governança Corporativa da Associação.