Notícias

ABLA divulga estatísticas da locação de veículos no Espírito Santo

ABLA divulga estatísticas da locação de veículos no Espírito Santo

por ABLA NOTICIAS

Conforme pesquisa realizada pela ABLA – Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis – 330 empresas do setor de locação de veículos operam atualmente no estado do Espírito Santo. Juntas, essas locadoras possuem 5.716 veículos emplacados, equivalentes a 1,28% da frota disponível para o aluguel em toda a região Sudeste.

Essas foram algumas das estatísticas divulgadas pelo diretor regional da ABLA no Espírito Santo, Márcio Gonçalves, durante café da manhã realizado em Vitória (ES). Pela primeira vez, a ABLA utilizou dados estatísticos de frota fornecidos diretamente pelo SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados). Trata-se da empresa autorizada pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) e que é também a maior empresa pública de tecnologia da informação do mundo.

Das 330 locadoras ativas identificadas pela pesquisa no Espírito Santo (6,4% do total de locadoras da região Sudeste), 248 alugam veículos sem motorista, enquanto 82 atuam prestando o serviço de aluguel incluindo o motorista. Das 330 empresas capixabas, 236 são de pequeno porte, com até nove veículos na frota. As locadoras de médio e grande porte no estado somam 94 empresas.

Márcio Gonçalves, diretor da ABLA no Espírito Santo, diz que em temos nacionais o setor de locação de veículos já é responsável por comprar quase 11% de todos os automóveis e comerciais leves vendidos por ano no Brasil. “As empresas de locação são as maiores clientes das montadoras que trabalham no país”.

Do total de 5.716 veículos reunidos nas locadoras capixabas, a maior parte está nas empresas que fazem o aluguel sem motorista. Essas empresas têm 5.367 veículos, enquanto as locadoras que atuam prestando o serviço com motorista reúnem uma frota de 349 veículos em todo o Espírito Santo.