Notícias

ABLA Day aproxima montadoras e locadoras

ABLA Day aproxima montadoras e locadoras

por ABLA NOTICIAS

Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis cria iniciativa inédita na história do setor de locação de veículos

 

O segmento de locação de veículos continua sendo o maior cliente das montadoras no Brasil, sendo responsável pela compra de 10,95% do total de automóveis e comerciais leves emplacados no país em 2016. Diante dessa realidade, a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), criou o ABLA DAY, que consiste em modelo inédito de aproximação para compra e venda de veículos entre locadoras e montadoras.

Trata-se de proporcionar, para cada montadora, a oportunidade de prestar um atendimento personalizado e de oferecer condições comerciais extremamente diferenciadas para as locadoras comprarem seus veículos. “O diferencial dessa proposta é a possibilidade das montadoras realizarem as vendas para cada locadora associada da ABLA como se fosse uma venda única”, explica o diretor comercial da associação, Jorge Pontual.

O mecanismo é simples. Por exemplo: se entre todas as locadoras associadas da ABLA houver interesse em comprar um total de 50 automóveis no ABLA DAY, a montadora parceira da ação venderá todos os veículos com a condição comercial reservada para este grande volume, independente da quantidade adquirida individualmente por locadora.

Para o ABLA DAY, a associação disponibiliza uma sala em sua sede, em São Paulo (SP), com toda a infraestrutura necessária, incluindo internet, computador e telefone direto para ser utilizado pelos profissionais da montadora ou concessionária parceria, com expertise no segmento de locação. “Entre as 9 horas e até 17 horas, as nossas instalações ficam à disposição para esse atendimento inédito e diferenciado”, diz Pontual.

Desde o início do projeto, já foram realizadas edições do ABLA DAY com os seguintes parceiros comerciais da ABLA: Mercedes-Benz; Ford (realizado mensalmente desde junho 2016); Nissan; Toyota; Audi; Peugeot e Citroën; Renault e Volkswagen.

Conforme Pontual, em todas as edições, com a compra total sendo feita como se fosse para um único CNPJ as melhores condições comerciais se tornaram um benefício compartilhado entre as locadoras. “Isso favoreceu descontos cada vez mais progressivos à medida que também cresceu o volume de locadoras interessadas em comprar veículos no dia de cada promoção”.

Dessa forma, o que seria encarado pelas montadoras como uma pequena ou média compra (quando realizada individualmente por uma só locadora), ganha outra dimensão no ABLA Day. “É um modelo criativo de fazer negócios, que favorece tanto o comprador quanto o vendedor”, acrescenta Pontual. “Esse projeto é de fato uma grande oportunidade para as montadoras que desejam crescer dentro do segmento de locação”.

O ABLA DAY estimula a renovação das frotas, fator essencial para a locação e diretamente ligado à qualidade dos serviços prestados ao público final do setor. “A comercialização de automóveis nesses moldes gera melhores oportunidades tanto em vendas para as montadoras, quanto em compras para os pequenos e médios empresários”, acrescenta Jorge Pontual. “Trata-se de evitar o adiamento da necessária renovação das frotas do setor, a partir de novas condições de incentivo comercial”.

A dimensão do projeto ABLA DAY tem crescido inclusive por meio da aproximação com os bancos das montadoras, que podem oferecer financiamentos com taxas especiais. “Além das condições especiais de preço para compra dos veículos, também queremos oferecer para as locadoras associadas taxas, condições de prazo e formas de pagamento também diferenciadas”, complementa Jorge Pontual.